Vai começar o saque do PIS-PASEP Guia completo para sacar o PIS-PASEP MP 797/17

Uma outra boa notícia que está animando o mercado é a possibilidade que os brasileiros terão de fazer saques em contas que o dinheiro estava parado à semelhança das contas inativas do FGTS, que são as contas do PIS/PASEP.

O Governo Federal aprovou a Medida Provisória 797/17, que libera o saque das contas do PIS/PASEP, para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir dos 62 anos de idade.

Trata-se de uma boa notícia, haja vista que pretende-se movimentar algo em torno de 15 bilhões de reais, o que ajudará em muito a aquecer a economia e a fazer justiça, pois se entrega o dinheiro a quem é dono de verdade, o povo.

Para que você tenha uma ideia, o fundo PIS-PASEP em junho de 2016 possuía mais de 38 bilhões de reais em recursos.

Essas medida fará com que pessoas idosas façam o saque de suas contas do PIS/PASEP e usufruam a melhor maneira que entenderem, e como os saques começaram no mês de outubro já mais próximo do fim do ano, será um incentivo à economia e também à justiça social.

Então se você quer saber se tem direito a sacar o Pis ou o PASEP, esse artigo irá lhe trazer esclarecimentos preciosos que irão lhe ajudar. Em todo caso, recomendamos sempre consultar um advogado.

Vamos então desenvolver as explicações através de perguntas e respostas, imaginando que alguém que tem direito ao PIS/PASEP fará essas perguntas.

Antes de responder as perguntas, é necessário diferenciar o abono salarial, que é do PIS-PASEP, com esse saque que será feito através da MP797/17, vamos então entender o que é abono salarial;

O Abono Salarial é pago aos trabalhadores que atendem simultaneamente às seguintes condições:

 

  • – Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • – Ter recebido de empregador contribuinte do PIS/PASEP (inscrito sob CNPJ) remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base que for considerado para a atribuição do benefício;
  • – Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano base considerado para apuração;
  • – Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Assim, não estamos falando desse abono salarial, mas das contas individuais do PIS-PASEP, que tiveram contribuições até 4 de outubro de 1988, que é o que passaremos a tratar a partir de agora de forma bem detalhada.

 

  1. O que é PIS-PASEP?

(PIS). Programa de Integração Social. Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, foi criado o (PIS). O programa buscava a integração do empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. O pagamento do PIS é de responsabilidade da Caixa​ Econômica Federal.

(PASEP). Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Paralelamente à criação do PIS, a Lei Complementar n° 8/1970 instituiu o (PASEP), com o qual União, Estados, Municípios, Distrito Federal e territórios contribuíam com o fundo destinado aos empregados do setor público. O pagamento do PASEP é feito pelo Banco do Brasil.

PIS-PASEP. O Fundo PIS-PASEP é resultante da unificação dos fundos constituídos com recursos do Programa de Integração Social – PIS e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP.

Esta unificação foi estabelecida pela Lei Complementar nº 26, de 11 de setembro de 1975, com vigência a partir de 1º de julho de 1976, regulamentada pelo Decreto nº 78.276/1976, e hoje gerido pelo Decreto nº 4.751 de 17 de junho de 2003.

Desde 1988, o Fundo PIS-PASEP não conta com a arrecadação para contas individuais. Além disso, o art. 239 da Constituição Federal alterou a destinação dos recursos provenientes das contribuições para o PIS e para o PASEP, que passaram a ser alocados ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, para o custeio do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e ao financiamento de Programas de Desenvolvimento Econômico pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.​

 

  1. Quem poderá sacar o PIS-PASEP.

Têm direito ao saque apenas pessoas que contribuíram para o Pasep ou o PIS até 4 de outubro de 1988 e que já não tenham efetuado o resgate total de seus saldos. Quem começou a contribuir depois dessa data não tem recursos a sacar.

Em resumo Tem direito ao PIS/Pasep quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público de 1971 a 4 de outubro de 1988 e não sacou todos os recursos.

De acordo com a MP 797/17, são essas as pessoas que poderão fazer o saque da CONTA INDIVIDUAL do PIS-PASEP;

  • Homem com 65 anos.
  • Mulher com 62 anos.
  • Quem se aposentou
  • Quem foi vítima de invalidez.
  • Militares que foram para reserva remunerada ou Reforma.

Atenção. Os cotistas do fundo, que terão direito ao saque, são os trabalhadores beneficiados pelos depósitos até 1988, quando as contas eram individuais, ou seja, antes que se transformasse em um fundo comum.

Antes da medida provisória, a pessoa só poderia sacar o dinheiro aos 70 anos. Também tem direito o trabalhador que se aposenta, em casos de invalidez, HIV, câncer, doenças graves e em caso de morte.

  1. E se o titular da conta faleceu?

Na hipótese de morte do titular da conta individual, o saldo da conta será disponibilizado a seus dependentes, de acordo com a legislação da Previdência Social e com a legislação específica relativa aos servidores civis e aos militares ou, na falta daqueles, aos sucessores do titular, nos termos da lei civil.

  1. Quando começarão os saques?

Independentemente de solicitação do cotista, a partir de outubro de 2017, os saldos das contas individuais dos participantes do PIS-PASEP ficam disponíveis aos participantes. O cronograma será similar ao da liberação das contas inativas do FGTS. Ou seja, pela data de aniversário dos cotistas.

A previsão é que até o próximo dia 15 de setembro seja divulgado o cronograma de atendimento e a disponibilização dos saldos das contas individuais. Os saques ocorrerão na forma e critérios estabelecidos pela Caixa Econômica Federal (PIS) e pelo Banco do Brasil S.A.(PASEP). O ministério estima que sejam injetados na economia cerca de R$ 15,9 bilhões até março de 2018.

 

  1. Onde serão feitos os pagamentos?

Até março de 2018, a disponibilização dos saldos das contas individuais será efetuada segundo cronograma de atendimento, critério e forma estabelecidos pela Caixa Econômica Federal, quanto ao PIS, e pelo Banco do Brasil S.A., quanto ao PASEP.

PIS. CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

PASEP. BANCO DO BRASIL.

  1. A Caixa e o Banco do Brasil poderão disponibilizar na folha de pagamento ou crédito na conta?

A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil S.A. ficam autorizados a disponibilizar o saldo do participante do PIS-PASEP em folha de pagamento ou mediante crédito automático em conta de depósito, conta poupança ou outro arranjo de pagamento de titularidade do participante, quando este estiver enquadrado nas hipóteses normativas para saque e não houver sua prévia manifestação contrária.

  1. Quais os documentos posso utilizar para ter mais informações nas agências bancárias?

Você deve apresentar UM dos seguintes documentos para identificação:

  • – Carteira de identidade;
  • – Carteira de Habilitação (modelo novo), observado o prazo de validade, se houver;
  • – Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • – Identidade Militar;
  • – Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • – Passaporte emitido no Brasil ou no Exterior;
  • – CTPS modelo informatizado.
  1. Onde posso procurar informações sobre o meu PIS-PASEP?

Para saber se tem saldo no PIS/Pasep, os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal (PIS), enquanto os servidores e empregados públicos, devem recorrer ao Banco do Brasil (Pasep). Em caso de morte do titular da conta individual, o saldo do benefício será disponibilizado a seus herdeiros.

  1. E as pessoas que fizerem 70 anos agora, vão poder sacar ou terão que aguardar o calendário da Medida Provisória?

Por meio de nota, o Ministério do Planejamento informou que “embora já tenham direito ao saque, essas pessoas com mais de 70 anos deverão aguardar o calendário que será disponibilizado pelos bancos”. De acordo com a pasta, a medida será “necessária para organizar o atendimento e evitar que haja uma corrida repentina às agências bancárias”.

Enfim o que a Medida Provisória, 797/17 fez foi antecipar um direito que já iria ocorrer, só que aos 70 anos, o que é um grande benefício, haja vista que muitos idosos jamais chegariam a essa idade e não desfrutariam de um dinheiro que é seu.

Essas são informações valiosas sobre o saque do PIS-PASEP, em todo caso recomenda-se sempre consultar um advogado que entenda bem do assunto.

Portanto se você se enquadra em uma dessas características você irá receber um valor a partir de outubro que ainda que não seja muito, é um direito seu, e irá aquecer a economia que anda devagar.

Quem quiser reproduzir esse artigo, tem toda a liberdade desde que faça citação da fonte e conceda todos os créditos ao autor do texto como é o correto a se fazer.

Em virtude de permanecer alguma dúvida acesse o site, www.rochadvogados.com.br, onde temos diversos artigos que podem lhe ajudar.

Caso você tenha gostado desse artigo curta e compartilhe nas redes sociais para que muitas pessoas fiquem informadas desse assunto, deixe seu comentário fazendo suas observações.

Dr. Rafael Rocha – Advogado Criminalista
              OAB/GO33675

Compartilhar esta postagem
Fale conosco!